domingo, 29 de agosto de 2010

Caminho da Fé - Décimo Segundo dia - 08/08/10

08/08/10 – Campos do Jordão -> Aparecida
Acordei tarde para o que deveria ser o dia mais fácil do caminho: descida e planos asfaltados apenas. Mas, nessa altura do campeonato, não estava mais acreditando em dia fácil, em se tratando de Caminho da Fé.

Tomei café, me agasalhei e sai. De cara, até passar uns quilômetros da pousada, tem uma subidinha leve, de uns 3 km, mas que não estava conseguindo vencer devido à fadiga muscular. Passando disso foi só felicidade, peguei a rodovia ao invés de seguir ao lado das dormentes do trem e deixei a bike descer sem pegar muita velocidade, freando aqui e ali.



Ao chegar perto de Piracuama fiz um desvio e fui à Pousada Serra da Mantiqueira carimbar minha credencial. Poderia ter ido também à pousada Champétre, mas teria que voltar um pouco mais e resolvi não fazê-lo.
Estava num ritmo muito bom, fazendo média próxima a 20km/h, a melhor da viagem.
Passei então em Pindamonhagaba para o trecho final da viagem, trecho este feito com o coração batendo alto, querendo sair pela boca de tanta ansiedade para ver a Basílica, tão esperada.



Dei meu máximo para chegar a Aparecida. Quando cheguei à cidade passei direto da Pousada Jovimar, onde me hospedaria, e segui direto para a Basílica. Quando lá cheguei percebi o que já tinha lido em alguns outros relatos: o importante do Caminho não é a chegada à Basílica, mas sim a ida até ela. Não é pisar nos degraus ou pegar o certificado que nos torna peregrinos, mas sim todo o caminho, seus ensinamentos e dificuldades.



Dentro da Basílica, que por sinal é uma das construções mais belas que já pude ver, segui à secretaria com bike e tudo, onde peguei meu certificado e voltei à pousada, onde ainda pude almoçar e descansar bastante no quarto.



A sensação de dever cumprido se espalhava totalmente por mim, mas também uma saudade grande do Caminho já aparecia. Neste momento só tive uma certeza: eu ainda vou voltar, sem dúvida.
Terminei o dia conversando com o Djalma, gerente da pousada e fui dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário